Casal diocesano ao lado do diretor espiritual. Foto: arquivo/divulgação

O Conselho Diocesano do ECC, da Diocese de Guarabira, na pessoa do seu diretor espiritual – Pe Kleber Rodrigues e, do casal diocesano – Marquinhos e Fabiana, participará do XXII Congresso Nacional do ECC, a ser realizado nos dia 12, 13 e 14 de julho, em Brasília – DF.

O Congresso Nacional do ECC, acontece a cada três anos. O desse ano, tem como tema: ” Evangelização, Formação e Missão à Caminho dos 50 anos”. E, como lema: ” Ide e Fazei Discípulos Meus”. (Mt 28, 19).

Objetivos do evento:

Fazer com que os casais vivam na harmonia conjugal sua missão de cristãos na sociedade.- Despertar cada participante para a experiência com o Senhor, para que possam evangelizar os outros através da palavra, mas também dos exemplos.- Levar cada casal a descobrir a necessidade da vida de oração, principalmente na família e nos ambientes onde convivem com outras pessoas.- Fortalecer nos membros do ECC a necessidade de se colocarem cada vez mais a serviço da Igreja com espírito de doação e obediência em sintonia com as orientações do Santo Padre o Papa e dos bispos.

Criar cada vez mais sintonia entre o ECC e a ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, através da leitura e estudo dos documentos editados pela CNBB.

Criar na família a real responsabilidade pela educação religiosa dos filhos e o acompanhamento catequético.

Oferecer aos casais uma sólida formação através dos ensinamentos da Doutrina Social da Igreja.

Levar as famílias à vivencia de uma espiritualidade voltada a encontrar Nosso Senhor Jesus Cristo na pessoa do irmão mais necessitado.

Despertar cada casal para ser canal de unidade entre os diversos movimentos e serviços de família presentes na realidade de cada Igreja local.

Criar um ambiente de fraternidade e família entre os membros do ECC espalhados em todo o Brasil, levando-os a perceber que todos fazem parte da grande família dos filhos de Deus.

Despertar em cada um a percepção da necessidade de atuarem na realidade social com responsabilidade, levando em conta a Palavra de Jesus contida no Evangelho de Mateus 5, 13-14, quando ele diz: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo”.

Reafirmar a fidelidade à Igreja, ao Santo Padre e aos bispos, nossos pastores, com espírito de real obediência e amor à causa do Evangelho.

Despertar cada família para a defesa da vida e da dignidade de cada pessoa.

Oferecer ao casal a possibilidade de refletirem sobre o amor conjugal, sinal vivo do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo pela sua Igreja.

Fazer com que na sociedade, envolta em tantas ideologias que são contra a família e obscurece a harmonia conjugal a glória do Senhor possa brilhar a partir do exemplo de cada casal cristão.

Pascom – Pastoral da Comunicação
Colaração: ECC – Encontro de Casais com Cristo