CÍRCULO BÍBLICO DO MÊS DE AGOSTO 2019

1º Círculo(LUCAS 12, 13-21)

Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós. (Salmo 89/90)

1. Preparação do ambiente: Colocar em destaque a Bíblia, vela acesa, frases do evangelho do dia.

Chave de leitura

Dirigente: OEvangelho de hoje se inicia com uma séria advertência: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens” (Lc 12,15).

1. Leitura (Verdade),o que diz o texto do dia?
  2. Leia atentamente, na Bíblia, o texto Lc 12,13-21, e observe pessoas,palavras, relações, lugares.
  1. Vivendo a Palavra

Dirigente: Nós, no segredo do coração, preparamos celeiros para abrigar nosso tesouro. E desejamos que sejam bem amplos, que neles caibam muitas coisas. Mas, qual será o tesouro que desejamos? As riquezas que a traça rói, que a ferrugem consome e os ladrões roubam, ou uma vida de serviço aos irmãos, o Bem que fazemos e permanece para a Vida no Reino do Pai?

2. Qual palavra mais me toca o coração?
  3. Entro em diálogo com o texto. Quais são minhas preocupações?
  4. Cuido de assegurar a mim e à minha família uma vida digna ou me preocupo demais com o ter, acumular para o futuro.
  5. Acaso o ter para mim é como um “seguro de vida”?
  6. O meu horizonte termina nesta vida ou, a cada dia, vislumbro o Reino que não tem fim?

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

1. Bênção BÍBLICA: Invoquemos, com confiança, a bênção do Senhor: O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm 6,24-27).

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Todos (as): Para sempre seja louvado!

2º Círculo(LUCAS 12, 32-48)

“Tende cingida a cintura, e acesas as lâmpadas.” (Lucas 12, 35)

Chave de leitura

Dirigente:O evangelho de hoje, Lc 12,32-48, apresenta o tema da vigilância e da responsabilidade, como exigências para a comunidade herdeira do Reino, a qual é chamada ao encorajamento diante das dificuldades enfrentadas ao longo do “caminho”.

1. Leitura (Verdade),o que diz o texto do dia?
  2. Leia atentamente, na Bíblia, o texto Lc 12 32-48, e observe pessoas,palavras, relações, lugares.
  1. Vivendo a Palavra

Dirigente:“Não tenhais medo, pequeno rebanho, porque Deus é contigo; tenhais sim o temor de Deus!” Mas tenhais medo daqueles que matam o corpo, e depois disso nada podem fazer […] temei aquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno. (Lc 12,4-5).

3. Entrar em diálogo com o texto. Quais são minhas preocupações?
  4. O projeto de amor por nós é infinitamente imenso. O Reino de Deus já nos pertence, cabe agora cada um de nós fazer a sua parte. Qual é a nossa parte?

3. Ave Maria

6. Contemplação (Vida e Missão)

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Todos (as): Para sempre seja louvado!

3º Círculo(LUCAS 1, 39-56)

“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. (Lucas 1, 45)

Chave de leitura

Dirigente:A festa da assunção de Nossa Senhora leva-nos a repensar todo o seu peregrinar neste nosso mundo, pois se trata de celebrar o desfecho de sua caminhada. O fim da existência terrena de Maria consistiu na plenificação de todos os seus anseios de mulher de fé e disponível para servir.

Leitor 1.O trecho do evangelho de hoje, está vinculado ao texto da anunciação, como seu desenvolvimento. Ao ouvir a mensagem do anjo Gabriel em relação à encarnação do Filho de Deus, tendo como sinal a gravidez de Isabel, Maria se dirige prontamente para a região montanhosa.

1. Leitura (Verdade),o que diz o texto do dia?
  2. Leia atentamente, na Bíblia, o texto Lc 1, 39-56, e observe   pessoas,palavras, relações, lugares.

Vivendo a Palavra

Dirigente:No episódio da Visitação, Maria e Isabel viveram uma experiência inédita de si mesmas, quando uma se abriu para a experiência da outra, para a habitação de Deus na outra.  No momento, elas conseguiram assumir em si a outra pessoa, ou outro projeto de Deus.  Elas se visitaram enquanto mães. Elas se reconheceram enquanto pessoas amadas e chamadas por Deus. Elas vibraram de alegria e se abençoaram enquanto foram capazes de escutar uma outra voz, capazes de agradecer, e de rezar.

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Pai, conduze-me pelos caminhos de Maria, tua fiel servidora, cuja vida se consumou, sendo exaltada por ti. Que, como Maria, eu saiba me preparar para a comunhão plena contigo.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Todos (as): Para sempre seja louvado!

4º Círculo (LUCAS 13,22-30)

O discípulo é chamado a fazer uma opção: entrar pela “porta estreita”

Chave de leitura

Dirigente:O evangelho de hoje deve ser entendido à luz da fé na salvação universal: a todos deve ser apresentado o convite do Reino. Algumas pessoas, preocupadas, perguntam a Jesus se são poucos os “eleitos” que vão participar do reino de Deus. Jesus não responde, mas evoca três imagens.

2. Leia atentamente o texto na sua Bíblia: Lc 13,22-30 – A porta estreita

Vivendo a Palavra

Dirigente: Jesus lembra que estar perto nem sempre significa estar em comunhão. Estar unido ao Pai é praticar a Justiça, a fraternidade, a compaixão. É acolher os irmãos, especialmente o pobre, o discriminado pela sociedade, o diferente de nós e até o nosso adversário, promovendo o seu bem e orando por ele.

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

1. Bênção BÍBLICA: Invoquemo, com confiança, a bênção do Senhor: O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm 6,24-27).

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo