Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Notícias da Igreja / Colômbia em festa: Papa aprova martírio de um Bispo e um sacerdote

Colômbia em festa: Papa aprova martírio de um Bispo e um sacerdote

Dom Jesús Jaramillo e o Padre de Armero. Foto: CEC e Wikipédia CC BY-AS 4.0

Vaticano, 07 Jul. 17 / 01:00 pm (ACI).- Os colombianos estão em festa depois que a Santa Sé anunciou o reconhecimento do martírio do Bispo de Arauca, Dom Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, do martírio do Pe. Pedro Maria Ramírez Ramos, o chamado Padre de Armero, assim como as virtudes heroicas do Arcebispo de Bogotá, Dom Ismael Perdomo Borreo.

O anúncio foi feito após a reunião do Papa Francisco com o Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano.

Dom Jesús Emilio Jaramillo nasceu em 14 de fevereiro de 1916 em Santo Domingo, em Antioquia. Foi ordenado sacerdote dos Missionários Xaverianos de Yaruma em 1º de setembro de 1940, quando tinha 24 anos.

O Beato Paulo VI o designou Vigário Apostólico de Arauca em 11 de novembro de 1970 e recebeu a ordenação episcopal em 10 de janeiro de 1971.

Em 19 de julho de 1984, foi designado Bispo de Arauca, cargo em que serviu até que foi sequestrado e assassinado pela guerrilha ELN, aos 73 anos, em 2 de outubro de 1989.

O Padre Armero, Padre Maria Ramírez Ramos, nasceu em La Plata, em 23 de outubro de 1899. Em 4 de outubro de 1915, ingressou no seminário de Maria Imaculada, em Garzón. Sua formação sacerdotal foi concluída no seminário de Ibagué e, em 1931, recebeu a ordem sacerdotal.

Após passar por várias paróquias, em 1948 foi nomeado pároco de Armero. Durante as revoltas de abril de 1948 na localidade de Armero, não escapou da violência. Em 10 de abril, em grupo de assassinos entrou na Igreja do Pe. Pedro Maria Ramírez e o assassinou com golpes de facão.

O decreto também reconhece as virtudes heroicas do Servo de Deus Dom Ismael Perdomo Borrero, Arcebispo de Bogotá. Nasceu na cidade de Gigante, em 22 de fevereiro de 1872. No ano 1889, ingressou no Seminário de Bogotá. Em 1895, realizou seus estudos de Teologia no Colégio Pio Latino-americano de Roma. Em 1897, obteve o grau de Doutor em Teologia Sagrada.

Em 19 de dezembro de 1896, foi ordenado sacerdote. Foi vice-reitor do Seminário de Garzón, chanceler da Diocese de Tolima, Bispo de Ibagué, secretário das Conferências Episcopais reunidas em Bogotá e coadjutor ao Arcebispo de Bogotá.

Em 2 de janeiro de 1928, foi nomeado Arcebispo de Bogotá e, em 1949, Vigário Castrense das Forças Armadas da Colômbia. Faleceu em 3 de junho de 1950, após dois anos de enfermidade.

http://www.acidigital.com

Check Also

Ordenação episcopal do Bispo Eleito da Diocese de Guarabira, Mons. Aldemiro Sena dos Santos

A Diocese de Guarabira, na pessoa do Administrador Diocesano, Mons. José Nicodemos Rodrigues de Sousa, …