O Natal para a Igreja é um tempo de cinco Festas.

– No dia 25 de dezembro celebramos a solenidade do Nascimento do Menino Jesus.
– No domingo logo após o dia 25 de dezembro celebramos a Festa da Sagrada Família.
– No dia 01 de janeiro, oitava do Natal. Oito dias depois do dia 25 de dezembro. Temos a solenidade da Mãe do Menino (Jo 2,3), o Menino é Deus, portanto, celebramos a Festa da Santa Mãe de Deus.
– Depois no domingo entre os dias 02 a 08 de janeiro, temos a solenidade da manifestação de Jesus aos Magos (Mt 2,1), ou seja, a Epifania. Que representa todas as nações. Aquela Festa conhecida como Festa de Reis.
E, depois no domingo seguinte celebramos a festa do Batismo de Jesus.
Estas 05 FESTAS celebram um único mistério, um só acontecimento.

Deus enviou o seu Filho (Jo 1,14) ao mundo pela força do Espírito Santo para nos dar a Salvação. Como está escrito: “Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3,17).

Portanto, todo cristão que participar das Santas Missas destas festas, se confessando, abrindo seu coração na oração, na devoção, no amor aos irmãos, receberá a graça da visita do Senhor (Lc 1,78) em sua casa, na sua família.

Assim, como a Estrela do Menino brilhou para os pastores na noite de Belém (Lc 2,8-20) e para os Magos, na Epifania, brilhará para todos aqueles que são guiados pela luz da fé, no amor, na esperança de dias melhores como fala o evangelista São Mateus: “Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém”. (Mt 2,1).

Sabendo de tudo isso, celebremos bem o Natal.
– Lave sua casa, mas lave também o seu coração pela confissão.
– Pinte sua casa, compre roupa nova, mas, primeiro renove as vestes do seu Batismo.
– Faça a Ceia de Natal, mas não se esqueça que para o cristão, toda Ceia lembra a Eucaristia, prepara para a Eucaristia, e decorre da Eucaristia.
– Dê presente, receba presente, mas lembre: Deus nos deu o seu maior presente, o Seu Filho, Jesus Cristo. Como fala São João: “Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho”. (1Jo 5,10).

Por fim, receba o presente de Deus. Este Deus, que se faz presente em sua vida.

Feliz Natal para todos os paroquianos.

E a bênção de Deus todo Poderoso, Pai e Filho e Espirito Santo. Amém!

Texto organizado pelo Padre Heriberto Gomes da Costa
Pároco em Caiçara e Logradouro

COMPARTILHAR