Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Destaque / Comunicação e religiosidade popular

Comunicação e religiosidade popular

Os momentos de escuta, louvor, fraternidade e aprofundamento das relações entre os fiéis ocorreram de numerosas formas. Uma delas, herança de longo período de evangelização no Brasil, é identificada com “religiosidade popular”, com manifestações comunicativas. O cenário designa uma expressão simples de fé, que ganha vida em manifestações inseridas no cotidiano da cultura do povo, incluindo a devoção aos santos padroeiros e a realização de festejos, as peregrinações aos santuários, bem como, no espaço da paróquia, as novenas e procissões, e, ainda, na comunidade local, as rezas, recitações do terço e os benditos.

Essas manifestações constituem ocasiões propícias de experiências e de anúncio da Boa-Nova. Assim, contribuem para que o católico vivencie essas dimensões de fé e se torne um comunicador ativo e consciente do evangelho, seja no âmbito familiar, na comunidade eclesial, nas atividades associativas, seja no exercício da sua profissão.

Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Documentos da CNBB-99

Editora Paulinas. 2014, pp. 57-58.

#Pascom\Lagoa de Dentro