Na noite desta terça-feira (06), na Capela do Seminário São José, em Guarabira, acontece a aula inaugural do Curso de Livre de Teologia para leigos (as), promovido pelo Centro de Estudos Teológicos Diocesano – CETED da Diocese de Guarabira. O palestrante será o padre Assis Pereira da Diocese de Campina Grande, especialista em liturgia pela Faculdade de São Bento (SP) e docente no Seminário João Maria Vianey de Campina Grande. O tema da noite será: o mistério da fé celebrada.

Esta solenidade contará com a presença do bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena, e padres diocesanos. A aula inaugural será encerrada com a apresentação da cantora Rejane Ribeiro da cidade de Areia.

O curso terá 4 anos de duração, com aulas todas as terças-feiras, das 19h às 21h30. Cristologia, Mariologia, Eclesiologia, Patrística, Missiologia, Sacramentologia, Liturgia, entre outras, estão entre as disciplinas.

O que é um Curso Livre de Teologia?

O curso livre de Teologia é um componente curricular que auxilia na formulação e solução de problemas nos diversos campos do conhecimento e, em especial, nas áreas ligadas ao transcendente. Contribui para a maturação de uma consciência crítica, dispondo de argumentos de cunho teológico e antropológico fundamentados na doutrina católica, com uso de métodos e materiais  atualizados, expostos por um corpo docente competente. Colaborando no aprimoramento das práticas investigativas destinadas a potencializar a capacidade interpretativa de textos teóricos, com base em técnicas hermenêuticas.

O futuro bacharelado em Teologia estará habilitado a:

  • Lecionar em cursos livres e catequéticos;
  • Atender às necessidades das paróquias e Institutos de Pesquisa Teológica;
  • Utilizar conceitos do conhecimento teológico para ministrar aulas de religião;
  • Desenvolver materiais didáticos, como apostilas e livros;

Como posso utilizar o curso livre no mercado de trabalho?

O bacharel em teologia poderá atuar como pesquisador e desenvolvedor de materiais didáticos e catequéticos. Existe no mercado de trabalho uma demanda por profissionais capacitados no âmbito religioso, devido às inúmeras escolas públicas e particulares que disponibilizam a disciplina de religião. Os discentes, também poderão buscar especialização em atividades religiosas, como ingresso em seminários ou institutos teológicos.

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
DIOCESE DE GUARABIRA