A Diocese de Guarabira confirmou nesta terça-feira (10/12), durante reunião do Conselho de Consultores, em comunhão com o bispo diocesano Dom Aldemiro Sena dos Santos, a ordenação de quatro diáconos transitórios, mediante pedidos apresentados pelos seminaristas postulantes, depois de devidamente formados em Filosofia e Teologia:

• Rinaldo da Costa Fernandes
  • Felipe José Xavier da Silva
  • Hítalo Sidney Nascimento Aquino
  • Damião Edmilson Gonçalves

A cerimônia ocorrerá no domingo, dia 02 de fevereiro de 2020, às 9h, na Catedral de Guarabira, por ocasião do dia da padroeira diocesana Nossa Senhora da Luz.

Os futuros diáconos transitórios farão estágios nas seguintes localidades:

• Felipe – Areia
  • Damião – Tacima
  • Rinaldo – Bananeiras
  • Hítalo – Borborema

Os diáconos transitórios são aqueles que recebem o primeiro grau da ordem em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato podem ser aceitos. Possuem a mesma dignidade e funções dos diáconos permanentes, mas se preparam para exercer uma futura função sacerdotal.

Pascom – Pastoral da Comunicação