A Diocese de Garanhuns acolheu, neste final de semana, jornalistas e coordenadores que trabalham nas equipes diocesanas da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional NE2. O encontro ocorreu no Seminário de São José, no bairro de Heliópolis, reunindo representantes das províncias eclesiásticas do Rio Grande do Norte (Arquidiocese de Natal e dioceses de Mossoró e Caicó), Paraíba (Arquidiocese da Paraíba e dioceses de Guarabira, Campina Grande e Patos), Pernambuco (Arquidiocese de Olinda e Recife e dioceses de Garanhuns e Caruaru) e Alagoas (Arquidiocese de Maceió e diocese de Palmeira dos Índios). O grupo partilhou experiências de trabalho e revisou pontos fundamentais da missão, como os quatro eixos constantes do Diretório de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): articulação, formação, produção e espiritualidade.

Para o assessor eclesiástico da coordenação da Pascom do Regional NE2, padre Jerffeson Adelino Gomes, que é coordenador da Pascom da Diocese de Caruaru, o encontro é oportunidade para avaliação e animação. “Todos os anos nós realizamos este encontro com os coordenadores, para avaliarmos a caminhada e planejar nossas ações, mas também para promovermos, cada vez mais, a comunhão no Regional em um momento especial de unidade, diálogo, fraternidade e missão”, disse Pe. Jerffeson.

Representada pelo casal Rafael San e Marcileide Nunes, a Diocese de Guarabira apresentou as atividades realizadas em 2018 e o planejamento para 2019, com destaque para a estruturação do Setor Diocesano de Comunicação.

O grupo de comunicadores, em Garanhuns, definiu a data do próximo Mutirão Regional de Comunicação, o 8º Muticom, dirigido a todos os agentes de Pascom das paróquias inseridas nos quatro estados do Regional. Será nos dias 3, 4 e 5 de julho de 2020, na Diocese de Patos, na Paraíba, com seminários e oficinas sobre o universo da comunicação. O local havia sido anunciado no último Muticom, realizado em 2018, em Caruaru, mas a data foi definida de acordo com as disponibilidades de agenda das coordenações diocesanas.

Para a coordenadora da Pascom do Regional NE2, Ir. Joelma Pinto, os dias em Garanhuns foram de muita graça, pela chance de fortalecer a espiritualidade do grupo por meio das reflexões, celebrações eucarísticas e orações diárias, bem como pela possibilidade de partilhar e discutir experiências exitosas. “A partir do encontro, podemos entrar em comunhão com as equipes, perceber as realidades de cada uma e aprender com elas”, afirmou a coordenadora.

A próxima reunião da Pascom Regional acontecerá na Diocese de Maceió, em outubro, para elaboração do Plano de Pastoral com ações de comunicação no âmbito do Regional NE2, incluindo metas a médio e longo prazo, além de definir detalhes e colaborações para o 8º Muticom.

Com a Pascom de Olinda e Recife