Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Destaque / Diocese de Guarabira se reúne em assembleia

Diocese de Guarabira se reúne em assembleia

Em Santa Fé, Santuário do Pe. Ibiapina, perto da cidade de Arara, a Diocese de Guarabira, iniciou nesta sexta-feira (10 de novembro) a XVI Assembleia Diocesana de Pastoral, a qual se alicerça sobre o tema “Igreja de comunidades que se reúne, celebra e partilha”. Esta assembleia, que une o clero diocesano e a comunidade leiga, nasce com vistas a refletir a caminhada conforme o Plano Pastoral.

A assembleia foi iniciada com as palavras do Monsenhor José Nicodemos Rodrigues de Sousa, administrador diocesano, o qual ressaltou o chamado feito à Igreja pelo Sumo Pontífice, Papa Francisco: “somos convidados a ser uma Igreja em saída, uma Igreja que não se fecha em si mesma, mas que se mostra aberta às necessidades de outrem”. De igual modo, foram ressaltadas as missões colocadas nas mãos dos sacerdotes, diáconos, religiosos, coordenadores de grupos e pastorais – todos são convidados a doar-se por inteiro, fazendo o melhor pela Igreja de Nosso Senhor e, por conseguinte, proporcionando o crescimento do Reino de Jesus Cristo.

A Assembleia Diocesana também se constitui como um momento de capacitação e formação para os representantes da comunidade diocesana clerical e leiga. Uma das palestras iniciais reflete a Igreja e a relação histórica estabelecida com o Nordeste do Brasil: “Das provocações cearenses ao pós-secular: reflexões sobre a Igreja e sociedade do Nordeste brasileiro”, ministrada pelo professor Dr. Luciano Albino, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nesta discussão, constituiu a pauta o papel da Igreja na formação do Nordeste e as figuras constitutivas deste cenário, como Pe. Cícero, Pe. Ibiapina e Antônio Conselheiro.

Enfim, a Assembleia se realiza com expectativas positivas, pois permitirá a reflexão e a constante melhoria das atividades da Igreja, na diocese, nas paróquias, nas áreas pastorais e em todas as comunidades.

PASCOM DIOCESANA