O bispo de Guarabira, Dom Aldemiro Sena, participou na tarde desta quarta-feira (20/11) de reunião na sede do Regional Nordeste 2 da CNBB, no bairro da Boa Vista, no Recife. Ele estava acompanhado do Reitor do Seminário Diocesano de Filosofia Santo Agostinho, padre Joanderson Lira.

Bispos, representantes de ordens religiosas e de comunidades de vida discutiram sobre o projeto formativo das dioceses do Regional, que acontece em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O projeto está completando dez anos de caminhada, com seminaristas de sete dioceses do Regional fazendo os cursos de Filosofia e Teologia na Unicap, como formação para a ordenação presbiteral. “É importante discutir o quanto evoluímos e quais pontos precisam ser intensificados para que ofereçamos o melhor conteúdo a esses futuros sacerdotes, que serão representantes de Cristo no meio do povo”, disse dom Fernando.

Somente da Arquidiocese de Olinda e Recife, são 70 os seminaristas matriculados nos cursos de Filosofia e Teologia da Unicap, como parte da formação para o sacerdócio. Depois de, no mínimo, um ano no Seminário Propedêutico, intensificando a catequese e preparando-se para ingressar na Universidade, os candidatos a sacerdote precisam cursar três anos de Filosofia e quatro anos de Teologia, antes de receberem a ordenação diaconal que precede a presbiteral. Com os estágios pastorais a serem cumpridos, a formação dura, no mínimo, nove anos.

Ao todo, 145 alunos cursam Filosofia e 123 cursam Teologia, entre seminaristas, religiosos e leigos. Segundo o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, a universidade é a única do Nordeste que oferece Mestrado em Teologia. “Tivemos, recentemente, a grata notícia da aprovação também do Mestrado em Filosofia”, informou o reitor, que vibra ainda com outra parceria de sucesso: ao concluir o curso de Teologia, o aluno tem direito a receber o diploma canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana, sediada em Roma, na Itália.

Na reunião da quarta-feira, o diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Danilo Vaz Curado, fez uma síntese dos dez anos da parceria com a Unicap. O coordenador do curso de Teologia, diácono Sérgio Douets, e o coordenador do curso de Filosofia, padre José Marcos, falaram sobre os desdobramentos atuais do processo formativo.

Em sua avaliação, dom Fernando fez questão de reforçar a confiança na Unicap como parceira na formação dos futuros sacerdotes da Arquidiocese. “Fico feliz em poder contar com a disponibilidade desta instituição para uma missão importante como esta”, disse. “Agradeço não somente ao padre Pedro Rubens, mas a todo o corpo docente, que acolhe e prepara nossos seminaristas com muito carinho e competência”, completou o arcebispo.

A Unicap forma seminaristas da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), Diocese de Nazaré (PE), Diocese de Afogados (PE), Diocese de Pesqueira (PE), Diocese de Petrolina (PE),  Arquidiocese da Paraíba (PB), Diocese de Guarabira (PB) – todas pertencentes ao Regional NE 2. Além destas, há alunos seminaristas das dioceses de Floriano (PI) e de Mindelo (Cabo Verde, África).

Pascom AOR

COMPARTILHAR