O Natal na residência do bispo diocesano de Guarabira, Dom Aldemiro Sena dos Santos, foi marcado por um gesto cheio de significado. Depois de celebrar a tradicional Missa do Galo na Catedral de Nossa Senhora da Luz, Dom Aldemiro acolheu crianças assistidas pela AMECC – Associação Menores com Cristo durante a “Ceia de Natal”.

“A residência episcopal ficou iluminada por estas estrelas”, brindou o bispo de Guarabira, que também recebeu o padre Geraldo Brandstetter (idealizador da AMECC), padre Kleber Rodrigues (Administrador Paroquial da Catedral), padre Daniel Lima (Reitor do Seminário São José) e padre Vandilson. As irmãs de Maria Missionária também compareceram.

As meninas e meninos receberam presentes e muito carinho.

A História da AMECC

 Chegada do Pe. Geraldo em Guarabira
No dia 22 de novembro de 1989, Padre Geraldo chegou à Guarabira. Após sua chegada, ele foi convidado por Padre Celestino (Vigário Geral) para assumir a responsabilidade de acompanhar o Grupo da Diocese de Guarabira – Escola da Fé. Este grupo decidiu ir além de suas reflexões, fazendo visitas mensais a cadeia pública de Guarabira. Na primeira visita, Padre Geraldo e o Grupo encontraram adultos e adolescentes encarcerados na mesma cela.

O encontro entre Padre Geraldo e Cícero Deodato

Na esperança de receber algum tipo de ajuda, um desses adolescentes encarcerados, com o nome de Cícero Deodato da Silva Neto e 17 anos de idade, escreveu uma carta e a enviou a Padre Geraldo através do educador Luiz Dantas. Nenhum de seus familiares quis comparecer para soltá-lo. Padre Geraldo então assinou um termo de responsabilidade para que Cícero saísse da cadeia.

O primeiro grupo de meninos

Com o apoio solidário do Bispo da época, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Cícero foi levado para um terreno pertencente à Diocese de Guarabira, pois lá existiam pequenos cômodos onde já acontecia um acompanhamento a crianças e adolescentes do MAC (Movimento de Adolescentes e Crianças) realizado por uma religiosa e um educador, a Irmã Naíse e Luiz Dantas. No dia seguinte, Cícero pediu para seu irmão Maurício ser acolhido também, e essa pequena comunidade de dois no meio dos quinze meninos do MAC passou a atrair outros meninos em situação de rua com o desejo de fazer parte desse acolhimento. Ao Padre Geraldo foi perguntado: “… aceita a gente?…”. A Fundação do Abrigo foi inevitável: em 13 de novembro de 1990 iniciou-se o Sistema de Atendimento Sócio Educativo em Meio Aberto.

As Dificuldades e a Vontade de Deus

Sem nada estar previamente planejado, esses encontros, fatos e acontecimentos vão dando forma ao Projeto que receberá o nome, escolhido pelos próprios meninos, de Menores Com Cristo e mas tarde para ganhar vida jurídica, de Associação Menores Com Cristo ou simplesmente AMECC.

Abrigando os meninos, que cresciam em número e em problemas, a cada dia que passava, Padre Geraldo necessitava de apoio para continuar com tal empreitada. A Diocese de Guarabira iniciou sua ajuda através do Bispo Dom Marcelo Pinto Carvalheira, que deu total apoio e ofereceu um terreno com dois espaços físicos, situado por trás do Colégio Nossa Senhora da Luz, dentro da cidade de Guarabira.

Providencia Divina

Em outubro de 1992 visitando a cidade de Guarabira e em contato com Padre Geraldo, um luterano alemão, Peter Hoffmeister, ajudou com seu dízimo a adquirir em um sítio com seis hectares para que o trabalho de acolhimento dos meninos pudesse sair do terreno inicialmente cedido, pois já havia um pedido por parte da diocese de entrega do terreno. Tal sítio ganhou o nome “Sítio Padre Ibiapina”, em homenagem a este incansável missionário do Nordeste, que fundou entre os anos de 1860 e 1876, vinte e duas Casas de Caridade, sempre acolhendo as crianças abandonadas.

Pascom – Pastoral da Comunicação 

COMPARTILHAR