Nesta sexta-feira, 2, celebra-se o “Perdão de Assis”, na Festa de Nossa Senhora dos Anjos, também conhecida como “Porciúncula”. Essa é uma das datas mais importantes para a Família Franciscana e todos os fiéis que têm especial afeição pelo santo italiano.

Nessa data, pode-se obter a Indulgência Plenária, com as habituais condições. Em Guarabira, na Casa Franciscana, no bairro do Juá, é possível viver intensamente este dia com confissões a partir das 14h e Santa Missa às 16h.

Na festa de Santa Maria dos Anjos recebemos por nosso pai seráfico, São Francisco, a graça de uma indulgência plenária. Aqui vou me ater a indulgência, mas o que é uma indulgência?

SOBRE INDULGÊNCIAS (Texto 1)

Provém do latim de indulgeo, “para ser gentil” para nossa Santa e Madre Igreja é o perdão de nossa pena temporal. Mas podemos simplificar pra entender profundamente o que é uma indulgência e qual o seu efeito de graça em nossas vidas. Temos o pecado e o mal que cada um de nossos pecados causam. Todo pecado gera um mal que precisa ser reparado, esse mal a ser reparado é o que nossa Igreja chama de Pena Temporal. A confissão sacramental perdoa o nossos pecados, porém, não remove o mal que o pecado gerou. Para reparar esse mal é preciso que façamos obras de misericórdia, exercícios de mortificação, orações etc. A indulgência pode absolver o fiel dessa pena temporal.
Diante da pergunta: o que não é um indulgência? A resposta é simples ela não é o perdão do pecado. Então, o que é uma indulgência? A resposta é fácil…

INDULGÊNCIA É O PERDÃO DA PENA TEMPORAL (Reparação do mal que o pecado causa)

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Com José Carlos C. Santos (Voc. CSCJ-OFM)