A paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio – em Remígio, interior paraibano, Diocese de Guarabira, realizou desde o último dia 17 ao dia 27 deste mês, a tradicional festa de sua padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio, reunindo multidões de devotos que, piedosos, celebravam e louvavam a bem-aventurança de Maria, a Virgem Mãe de Deus.

As festividades da Virgem do Patrocínio iniciaram-se com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora pelas comunidades da paróquia, deste modo, populações distantes da Matriz puderam prestar sua veneração e orações à Padroeira das Terras Remigenses e, por meio da intercessão dela, ofertar suas preces ao Cristo.

Como início da festa de Nossa Senhora, os devotos realizaram uma carreata pelas principiais ruas e avenidas de Remígio, mostrando, de início, quão celebrada seria a Virgem do Patrocínio e provando de antemão que esta devoção mariana cresce mais a cada ano.

Todas as noites, houve a celebração da novena à Maria, nelas, a população ofertava, além de seus pedidos e agradecimentos, flores à Mãe de Deus como prova do amor e devoção que possuem. A cada celebração, homenageavam-se grupos da sociedade como as famílias, a juventude, os idosos, as viúvas, os professores, e, ainda, os dizimistas, as pastorais como a Mãe Rainha e as comunidades locais. Tais celebrações contavam com a participação de padres e diáconos convidados, os quais contribuíram com suas orações e serviços, para que festa do Patrocínio se tornasse um reavivamento e um novo chamado do Bom Pastor às ovelhas dispersas.

Ao fim de cada noite, aconteciam apresentações culturais diversas que reuniam manifestações de arte, como a dança e a música. Ademais, havia quermesses e bingos, por meio dos quais a população viviam momentos de lazer junto às suas famílias e contribuíam para a obra de evangelização da paróquia. Dentre as atividades realizadas, um dos destaques corresponde ao passeio “Ciclismo com Maria”, o qual uniu a fé e o exercício físico, propiciando momentos de interação e divertimento entre os membros da comunidade paroquial.

No fim da tarde da última segunda-feira, dia 27, o Monsenhor José Nicodemos Rodrigues de Souza, atual administrador diocesano, junto ao pároco Pe. José Arimateia Vieira e ao vigário paroquial Pe. Francisco Santiago, celebraram, solenemente, o encerramento da festa de Nossa Senhora do Patrocínio. Numerosa, a população reuniu-se em frente à matriz e, ao término da missa, seguiu por entre as ruas do munícipio entoando cânticos à Virgem Maria, realizando a maior procissão já acontecida naquela paróquia.

Por meio desta festa, a comunidade católica provou que a devoção à Rainha do Patrocínio, em Remígio e nas regiões circunvizinhas, apresenta uma evolução crescente e que, no coração daquela gente, há para Maria um lugar de extrema importância. De Santa Izabel nasceu o tema desta festa e foi, ao modelo desta santa, que a população devota pôde proclamar “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o Fruto do Teu Ventre”, fazendo os quatro cantos da região ouvirem que a Virgem do Patrocínio é amada e venerada naquela terra.

Pascom\Remígio