Há exatamente dois anos, na Solenidade de São Francisco de Assis, o Papa Francisco nomeava como Bispo da Diocese de Guarabira (PB) o padre Aldemiro Sena dos Santos, até então pároco de São Jorge dos Ilhéus e da Catedral de São Sebastião.

O novo Bispo assumiu a Diocese que estava vacante desde julho de 2016, quando Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena foi transferido para a Diocese de Nazaré (PE). A ordenação episcopal de Dom Aldemiro se deu em Ilhéus (BA) em 17 de dezembro de 2017 e sua posse, em Guarabira, aconteceu em 02 de fevereiro de 2018.

Histórico

Natural de Ibirataia, na Diocese de Ilhéus (BA), o Bispo nasceu em 26 de junho de 1964. Estudou Filosofia entre 1987 e 1988 e Teologia de 1989 a 1992 no Instituto Teológico de Ilhéus.

Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1992 e foi incardinado na Diocese de Ilhéus, onde serviu como reitor do Seminário Menor, pároco em diversas paróquias, administrador do Centro de treinamento de líderes da Diocese, coordenador diocesano de pastoral e representante do clero diocesano.

De 2013 a 2014, exerceu o posto de presidente dos presbíteros do regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Além de pároco de São Jorge dos Ilhéus e da Catedral, foi ecônomo diocesano, membro do colégio de consultores, administrador do centro diocesano de pastoral.

PASCOM – Pastoral da Comunicação