Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Destaque / HOMILIA NO DOMINGO DO BOM PASTOR

HOMILIA NO DOMINGO DO BOM PASTOR

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Caros irmãos e irmãs, Rebanho que o Bom Pastor conquistou para Si, com sua Morte Bendita e Ressurreição Gloriosa, hoje e sempre todos nos colocamos sob sua Proteção, posto que somente nEle podemos depositar nossa absoluta confiança.

Sim, caros irmãos, neste tempo em que nos encontramos e que tantas são as vozes dos que se apresentam como “salvadores”; onde tantos deixam Deus e acham que somente o “deus poder”, o “deus dinheiro” ou o “deus Estado” é que tudo pode e tudo tem que dar, o dia de hoje se apresenta com uma recordação que deve ferir os ouvidos de tantos que também confiam em si mesmos para que nada lhes falte.

Renegando a Deus e seu Filho, como alguns dos judeus que entregaram Jesus e se apoiando nas forças deste mundo, muitos pensam em obter a liberdade. Todavia, se lançamos um olhar neste mesmo mundo que a Deus renega, o que espantados enxergamos? Exatamente o oposto do que esperam os que renegam a Deus: escravidão, corrupção, violência, guerras e mortes.

Caros irmãos o Senhor não nos libertou com sua Morte e Ressurreição; o Senhor nos liberta constantemente. A libertação que nos trouxe e nos traz, é uma realidade que se torna presente sempre que nós mantemos o relacionamento com Ele, do modo como Ele quer o mantenhamos. A Salvação do Senhor é uma realidade presente, atuante e vivificante!

E como se dá? O que devemos fazer para tanto? São as mesmas perguntas que fizeram a São Pedro, após o anúncio do Senhor. E sua resposta é valida ainda hoje, o será sempre. Em primeiro lugar, nos indica a conversão de cada dia e o Batismo. Para nós que já cremos e fomos batizados, tais palavras parecem não ter mais sentido. Entretanto, como disse, a Salvação é atuante, viva e vivificante, isto é, é uma realidade da qual todos, todos os dias temos necessidade. Crer e ser batizado é assumir o estilo mesmo da vida de Cristo, mesmo quando tudo se apresenta difícil e quase insuportável; entretanto: “Se suportais com paciência aquilo que sofreis por ter feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus”.

Ora, diante deste tempo em que nos foi concedido viver, somos chamados a apurar nossos ouvidos para não cairmos no canto de sereia deste mundo, pois a recusa em ouvir o Senhor e dar lugar à vozes que se apresentam como os salvadores, nos trouxe a esta situação em que tantos sofrem.

Proclamar, por isso, a Cristo Bom Pastor, acolhê-Lo de verdade em nossa vida, nos protegerá das garras destes falsos pastores e poderes deste mundo que somente em si pensam, nada lhes importando para terem vantagens aqui e agora. São falsos pastores, como os reis de Israel que conduziram o povo, tantas vezes, a tragédias e exílio pelo afastamento de Deus e a não obediência aos seus Mandamentos.

Somente Cristo é o Bom Pastor e mais ainda, a própria porta do redil. Se nos mantemos em comunhão com Ele e reconhecemos sua voz, não cairemos; não ouviremos aqueles que querem se atribuir poderes salvadores neste mundo.

Caros, irmãos, hoje também a Igreja pede que elevemos a Deus orações por todos aqueles que Ele põe à frente da Igreja como pastores, isto é, aqueles que Ele mesmo escolheu e enviou para que apascentasse o seu Rebanho. Dele, caros irmãos, dEle, não nosso! Ele é o Bom Pastor; Ele é a Porta; nós somos apenas seus colaboradores e servos inúteis, pois tudo o que damos é tudo o que não possuímos; tudo é dEle, nós somos apenas administradores da Salvação que dEle nos vem.

Rezem por nós, para que nos mantenhamos fiéis às promessas feitas a Ele no dia da nossa Ordenação e jamais se esqueçam do Salmo que hoje recitamos: “O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma (…)/ Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome (…)/ Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.”

Que possamos todos, pastores e fiéis aqui, em sua Casa, permanecer e lá nos encontrar para gozarmos da Felicidade e todo o Bem, que só nEle encontramos!

Amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Por Pe. Samuel Pereira Viana