Na manhã do último sábado, 29 de junho, no salão de reuniões Paulo VI, em Guarabira, aconteceu a reunião extraordinária da Pastoral Diocesana do Dízimo. O novo diretor espiritual, padre Robinho (Sertãozinho), motivou o evento e agradeceu a disponibilidade de cada missionário/a presente.

Grande representação das paróquias se fez presente. Na ocasião foi feita a reestruturação da Comissão Diocesana da Pastoral. Dois representantes por cada forania. E ainda se fizeram presentes os padres André (Santo Antonio – Guarabira), Bosco (Mulungu), Iran (Serraria) e Fabiano (Araçagi). Como também a irmã Irenice e o Diácono Ferreira.

A reunião terminou com uma partilha nordestina de comidas típicas da época.

A Pastoral do Dízimo tem por objetivo levar aos fiéis o verdadeiro sentido de participação na sociedade cristã – a Igreja – da qual cada batizado é parte. O dízimo objetiva atender a três dimensões na Igreja:

Dimensão Caritativa/Social: 

A dimensão caritativa do dízimo se manifesta no cuidado que a Igreja, como continuadora da missão de Jesus, tem com os pobres. As paróquias destinam uma porcentagem do dízimo recebido para realizar ações sociais e apoiar projetos de promoção humana.

 

Dimensão Missionária: 

Através do dízimo as paróquias podem organizar suas missões nas comunidades, contribuindo para o aprofundamento da comunhão e partilha, sustentando as pastorais e capacitando os leigos e
leigas para a missão.

 

Dimensões Religiosa e Eclesial: 

O dízimo fortalece a vida comunitária, permitindo que a paróquia possa adquirir materiais litúrgicos como vinho, hóstias, velas, cumprir os compromissos financeiros e adquirir novos espaços para igrejas e salões comunitários.

Pascom – Pastoral da Comunicação
Diocese de Guarabira

COMPARTILHAR