Foto: oficina de Liderança e relações interpessoais na ação pastoral em Algodão de Jandaíra.

Hoje, 26 de agosto de 2019, o Laicato da Diocese de Guarabira – PB comemora o primeiro aniversário de seu Conselho Diocesano, simplesmente, CDL, órgão integrado ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil, a partir do Regional Nordeste 2.

Antes do CDL, foram muitos anos de luta e resistência, decretos de criação, comissões, eventos… e muitos empecilhos. Somente em 2018, quase 20 anos depois das primeiras articulações, e com ampla articulação, em “multi níveis”, o CDL foi fundado, criado e, desde então, tem sido reconhecido como órgão legítimo de representação dos/as leigos/as nesta Diocese.

Inicialmente, com o lema “Da formação à missão”, o CDL traçou um plano de trabalho que tem priorizado as bases, na assistência direta Conselhos Paroquiais do Laicato, colaborando com/para a formação de cada membro e fomentando novas iniciativas a partir da realidade paroquial.

Os CPL são, sem dúvida, a base mais sólida e necessária na organização do Laicato diocesano.

Neste primeiro ano, em fase de consolidação, construímos muitos caminhos e propósitos e, em 2020, conforme o de plano de trabalho, nosso foco se manterá na formação, intensificando, a partir das foranias e das paróquias, primando pelo trabalho em rede.

Para todos/todas, recebam toda paz e todo bem.

Assis Souza de Moura, OFS
Pela Presidência do CDL