Cidade do Vaticano (RV) – O Vaticano tem mais um colaborador brasileiro. É o novo Diretor técnico da Tipografia vaticana, Pe. Renato dos Santos. Salesiano, 54 anos e natural de Rio do Sul (SC,) Pe. Renato  é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco de Santa Rosa (RS). É formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Antes de vir para Roma, até dezembro de 2015, era o pároco da Paróquia São João Bosco, de Guarapuava (PR) e ex-diretor do Instituto Educacional Dom Bosco.

Pe. Renato assumiu o cargo na Tipografia no dia 6 de janeiro. Ele coordena a produção do cotidiano L’Osservatore Romano, e da impressão dos documentos oficiais do Papa e da Santa Sé.

O jornal em língua italiana circula diariamente. Semanalmente é publicado em inglês, francês, alemão e português. Em língua polonesa é publicado mensalmente.

A Gráfica Vaticana foi criada em 1587 pelo Papa Sisto V. Em 1937 o Papa Pio XI confiou a Direção da Gráfica e a Administração do “L’Osservatore Romano” aos Salesianos de Dom Bosco.

Quinta-feira (04/02), o padre esteve na missa matutina da Casa Santa Marta, e concelebrou com o Papa Francisco. Ele veio também à RV e falou desta emoção.

Rádio Vaticano

 

COMPARTILHAR