O Caminho da Missão é o Amor

                          1º Círculo

Não fecheis o coração; ouvi vosso Deus! Sl 95 (94).

Abertura

  • Um canto para começar;
  • Uma pessoa da casa acolhe as pessoas;
  • Invocar a Luz e a Força do Espírito Santo

ORAÇÃO: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovarei a face da terra.

OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Abrir os olhos para ver

No encontro de hoje, vamos refletir sobre os apóstolos pedindo ao Senhor para aumentar a sua fé. Mediante a resposta de Jesus, os apóstolos são chamados a colocarem em exercício a fé que já têm, embora, do tamanho de um grão de mostarda, mas, a serviço do seguimento de Jesus, na gratuidade do amor revolucionário. Vamos conversar sobre isso.

  • Você também acredita na ação da fé a partir da sua força interior de encontro com Deus ou só na fé do outro?

Meditar a Palavra de Deus: Vamos ouvir a Palavra de Deus, momento solene, é Deus que nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para Ele, cantando um canto de aclamação.

Para introduzir a leitura: No texto que vamos ouvir, o evangelista Lucas nos mostra que o pedido dos apóstolos não deve ser compreendido em termos de privilégios e poder. Quem se coloca no seguimento de Jesus assume o compromisso de dar continuidade à sua ação messiânica libertadora, espalhando-a por toda parte.

– Leitura do texto Bíblico: Lucas 17, 5-10

Momento de silêncio para a Palavra de Deus poder calar em nós.

Vamos descobrir o que Deus nos tem a dizer por meio deste texto:                              

  • O que sentiu dentro de você ao ouvir esta história?
  • De acordo com o texto mostre-nos o caminho da fé.
  • Mostre-nos caminhos que, pela fé em Jesus Cristo, continua revolucionando a humanidade.
  • Como este texto ilumina a nossa vida?

– Olhando a realidade: Segundo a Exortação Apostólica Pós-sinodal do Papa Francisco sobre o amor na família (Amoris Laetitia). O olhar fixo de Jesus: a vocação da família.

         Na família, deve ressoar sempre de novo o primeiro anúncio e também ocupar o centro da atividade evangelizadora, centrada no aprofundamento do Kerigma. Adotada a luz desse anúncio deixar-se transpirar de ternura e amor, segundo o projeto infinito do Pai, revelado no Cristo vivo entre nós. Até, ao contemplar Cristo em tantas histórias de amor e invocar o fogo do Espírito sobre todas as famílias do mundo.

– Rezar a Palavra de Deus para transformá-la em vida.

1-Colocar em forma de prece aquilo que refletimos sobre o Evangelho e a nossa vida.

  • Terminar esta parte com um Pai Nosso ou rezar um mistério do rosário.
  • Convidar um dos membros participante a fazer uma oração espontânea.
  • Canto e Bênção final.

2º Círculo

 

O Senhor conhece a salvação e as nações revelaram sua justiça. Sl 98 (97)

 

Abertura

  • Um canto de acolhimento
  • Uma pessoa da casa dá as boas vindas
  • Invocar a Luz e a força do Espírito Santo

ORAÇÃO: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovarei a face da terra.

OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazeis que apreciemos todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

   -Abrir os olhos para ver

    O Círculo de hoje mostra a cura dos dez leprosos e a manifestação da fé dos leprosos na gratuidade e amor do próprio Filho de Deus, Jesus Cristo. Os leprosos gritam de longe: Mestre, Jesus, tem piedade de nós! Depois de curados, numa atitude de agradecimento um jogou-se por terra, aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E Jesus ao elogiar a sua fé disse: Levante-se e vá! Sua fé o salvou. Vamos conversar sobre isso.

Você se sente  samaritana (o) capaz de jogar-se aos pés de Jesus, numa atitude de entrega e agradecimento pela fé que tem nele?

Meditar a Palavra de Deus

Vamos agora ouvir a Palavra Deus, momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, abramos o coração para Ele, cantando um canto de aclamação.

-Para introduzir a leitura:

O texto do Evangelista Lucas traz o relato de purificação de leprosos, em destaque a postura de um samaritano, que manifesta gratidão. A que se elogia a fé: alguém considerado impuro reconhece que foi gratuitamente que Jesus, em nome de Deus, concedeu a ele e a seus companheiros o dom da vida recuperada, e trata, assim, de superar a marginalização em que se encontram.

-Leitura do texto da Bíblia: Lucas 17, 11-19

Momento de silêncio para a Palavra de Deus Calar em nós.

-Vamos descobrir o que Deus nos tem a dizer por meio desde texto:

1- O que mais chamou sua atenção neste texto? Por quê?

2- Neste texto qual a atitude do samaritano que estava leproso e foi curado?

3-A sua fé já contemplou momentos decisivos na sua vida?

-Olhando a realidade

A missão em plenitude

Madre Teresa de Calcutá, canonizada pelo Papa Francisco no dia 4 de setembro deste ano 2016. Fundadora das Missionárias da Caridade. Em vida dizia: Os pobres são o dom de Deus, é o nosso amor. Cristo não nos perguntará quantas coisas fizemos nem quanto amor colocamos em nossa ação.

-Rezar a Palavra de Deus para transformá-la em vida.

1- Colocar em forma de prece aquilo que refletimos sobre o Evangelho e nossa vida.

2- Terminar esta parte com um Pai Nosso ou rezar um mistério do rosário.

3-Convidar um dos participantes a fazer uma oração espontânea.

4-Canto e Bênção final.

                                      3º Círculo

Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor,  que fez o céu e fez a terra. Sl 120 (121)

Abertura

  • Um canto para começar
  • Acolhimento feito pelo pessoal da casa.
  • Invocar a Luz e a força do Espírito Santo

ORAÇÃO: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

– Abrir os olhos para ver.

Neste círculo vamos refletir sobre a parábola do juiz e da viúva. Jesus quer mostrar a necessidade de rezar sempre e não desanimar. Ele ensina como rezar tomando o exemplo de uma mulher pobre que não se conforma com a injustiça que sofre. Essa insatisfação produz a ação perseverante. Vamos conversar sobre isso.

  • Qual o espírito que deve motivar a verdadeira oração na consciência de que Deus não age como os poderosos deste mundo?

-Meditar a Palavra de Deus.

Vamos agora ouvir a Palavra de Deus. A leitura do texto da Bíblia é  um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para Ele, cantando um canto de aclamação.

– Para introduzir a leitura.

A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela conta as proezas do povo, para a gente tirar lição. O texto que vamos ouvir descreve a insistência da mulher injustiçada que sofre e do juiz injusto, atende a mulher, só para não o importunar, assim, essa insatisfação produz a ação perseverante.

– Leitura do texto da Bíblia: Lucas 18, 1-8

– Momento de silêncio para a Palavra de Deus calar em nós.

– Vamos descobrir o que Deus nos quer dizer por meio deste texto:

1- O que sentiu dentro de você, ao ouvir esta história?

2-Qual a injustiça praticada pelo juiz, segundo o texto?

3-Que lição pode se tirar deste texto e como ele ilumina nossa vida?

– Olhando a realidade

Diante das palavras de vida da santa Teresa, relata-se: Foi perguntada um dia a Ir. Teresa: O que é hoje mais útil à sociedade?

-Os pais e as mães – foi a resposta imediata. Muito depende do seu amor e sua compreensão. Muitos dos sofrimentos dos jovens são causados pela família, particularmente pelas mães que pode fazer do lar um centro de amor… A paz começa em casa, passa aos vizinhos e segue pelas estradas do mundo.

– Rezar a Palavra de Deus para transformá-la em vida.

1- Vamos unir-nos  a Deus e expressar em forma de prece as intenções e os sentimentos que neste momento estão no nosso coração.

2-Rezar o Pai Nosso ou um mistério do terço.

3-Convidar uma pessoa  para fazer uma oração espontânea.

4-Canto e Bênção final.

              4º Círculo

O pobre clama a Deus e ele escuta: O Senhor liberta a vida dos seus servos. Sl134(133).

Abertura

1-Canto de acolhimento

2-Uma pessoa da casa dá as boas vindas

3-Invocar a Luz e a força do Espírito Santo

ORAÇÃO: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

– Abrir os olhos para ver.

O Círculo de hoje, nos traz  a  parábola do fariseu arrogante e do publicano humilde. O fariseu, com sua arrogância se exclui da graça de Deus. Já, no publicano, é fundamental recordar sempre a pequenez e a limitação humanas. Isso modifica a relação com Deus a pessoa mais aberta à ação dele e aos semelhantes, criando espaços de fraternidade e partilha. Vamos conversar sobre isso.

  • O ser humano é fundamental aos olhos de Deus, mas, mediante as suas ações, o que mais agrada a Deus?

-Meditar a Palavra de Deus

Vamos agora ouvir a Palavra de Deus, momento solene. É Deus que fala conosco através da Bíblia. Por isso, vamos abrir o coração para Ele, cantando um canto de aclamação.

– Para introduzir a leitura

O texto que vamos ouvir o evangelista Lucas nos mostra que não são posturas aparentes e repetidas de piedades que tornam o ser humano digno de estar diante de Deus.

– Leitura do texto da Bíblia: Lucas 18, 9-14

-Momento de silêncio

– Vamos descobrir o que Deus nos tem a dizer por meio deste texto:

1- O que sentiu dentro de você ao ouvir esta história?

2-De acordo com o texto, na oração qual o sentimento que agrada a Deus?

3-Como este texto ilumina a nossa vida?

4-O que faltou ao fariseu, mediante a sua oração a Deus?

Olhando a realidade

Oração da CFE: Deus da vida, da justiça e do amor, tu fizeste com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e irmandade ecumênica, a corresponsabilidade  na construção de um modo sustentável e justo para todos. No seguimento de Jesus, com a alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém.

-Rezar a Palavra de Deus para transformá-la em vida.

1- Vamos unir-nos a Deus e expressar em forma de prece as intenções e os sentimentos que neste momento estão nosso coração.

2-Rezar o Pai Nosso ou um mistério do rosário.

3-Convidar uma pessoa á fazer uma oração espontânea.

4-Canto e Bênção final.

                               5º Círculo

Bendirei eternamente o vosso nome, para sempre, ó Senhor o louvarei! Sl 144 (145).

Abertura

  • Canto de acolhimento
  • Uma pessoa da casa faz o acolhimento
  • Invocar a Luz e a força do Espírito Santo.

ORAÇÃO: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

-Abrir os olhos para ver.

Neste Círculo, vamos refletir sobre Zaqueu, o cobrador de imposto, que se encontra com Jesus, aquele que veio procurar e salvar o que estava perdido. Zaqueu assume diante de Jesus uma radical mudança de vida: reconhece as fraudes que cometeu para se tornar rico e trata de saná-las comprometendo-se a dividir seus bens com os pobres. Só então Jesus afirma que Zaqueu ingressou no caminho da salvação. É sobre isto que vamos conversar e rezar neste Círculo Bíblico.

  • Assim, como Zaqueu, você já se deixou buscar por Jesus? Em que você foi transformado (a)?

– Meditar a Palavra de Deus.

Vamos agora ouvir a Palavra de Deus. A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem dirige a Palavra para nós através da Bíblia. Por isso, vamos abrir o coração para Ele cantando e aclamando a Palavra.

– Para introduzir a leitura:

O texto que vamos ouvir sobre a missão de Jesus de buscar e salvar o que estava perdido. Assim, o anúncio da boa notícia aos pobres produziu efeito no coração de um rico.

– Leitura do texto da Bíblia: Lucas 19, 1-10.

– Momento de silêncio para a Palavra de Deus calar em nós.

– Vamos descobrir o que Deus nos tem a dizer pó meio deste texto.

1-O que mais chamou sua atenção neste texto? Por quê?

2-Jesus diz a Zaqueu: A salvação chegou a esta casa. O que significa salvação? Você já foi salvo de algo na vida?

3-Qual o efeito do Plano de Salvação de Deus na sua vida?

4-De acordo com este texto o que Jesus sugere para nós hoje?

-Olhando a realidade.

A missão é de todos

…Sempre achamos que alguém vai fazer o que caberia a nós, ou seja: limpar o que deixamos sujo por descaso e por desrespeito aos que trabalham na conservação dos lugares públicos. Quantos coletores de lixo existem nas cidades, praças, ruas…, e a população passa por eles e joga no chão a sobra da comida, a garrafa d’água, o copo descartável, o papel de bala etc. tudo isso e muito mais – é agressão ao meio ambiente. (D. Geraldo Majella Agnelo).

– Rezar a Palavra de Deus para transformá-la em vida.

1-Vamos unir-nos a Deus e expressar em forma de prece as intenções e os sentimentos que neste momento estão no nosso coração.

2-Rezar o Pai Nosso ou um mistério do terço.

3-Convidar uma pessoa fazer uma oração espontânea.

4-Canto e Bênção final.

COMPARTILHAR