DIOCESE DE GUARABIRA

CÍRCULOS BÍBLICOS DO MÊS DE DEZEMBRO – 2020

TEMPO DO ADVENTO

1º CÍRCULO

“ Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas! ”

(Marcos 1, 3)

Chave de leitura

Advento é tempo de espera, de acolhida, de encontro. Espera alegre, vibrante, renovadora da esperança, enquanto iniciativa de Deus e resposta positiva da humanidade.

Ó vem, Senhor, não tardes mais! Vem saciar nossa sede de Paz!

– Ó vem, como chega a brisa do vento, trazendo aos pobres  justiça e bom tempo!

– Ó vem, como chega a chuva no chão, trazendo fartura de vida e de pão!

– Ó vem, como chega a luz que faltou, só tua palavra nos salva, Senhor!

– Ó vem, como chega a carta querida, Bendito carteiro do Reino da Vida!

– Ó vem, como chega o filho esperado, caminha conosco, Jesus Bem-amado!

– Ó vem, como chega o Libertador, das mãos do inimigo nos salva, Senhor.

A Palavra que ilumina a vida

A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para escutá-Lo.

Ler atentamente, na Bíblia, o texto: Mc 1,1-8

Refletindo a Palavra

1. O que mais me chamou atenção neste Evangelho?
  2. Como estou vivendo o meu batismo?
  3. Sinto-me profeta, porta-voz de Deus?
  4. Quais sentimentos e desejos sinto, neste momento de reflexão?

Oração

Pai Santo, em nossa preparação para o Natal, queremos hoje agradecer-te pela firmeza, simplicidade e determinação de João Batista, o precursor de Jesus. Que sirva de inspiração para os homens e mulheres dos dias atuais. Amém!

Bênção

O Deus fiel às Promessas feitas aos nossos pais e mães, nos mantenha em seu amor, vigilantes para o dia da vinda de Jesus Cristo nosso Salvador. Amém

2º CÍRCULO (João 1, 6-8. 19-28)

“Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz”

(João 1, 7)

Chave de leitura

O Prólogo do quarto Evangelho afirma que a Palavra viva de Deus está presente em todas as coisas e brilha nas trevas como luz para todo ser humano. As trevas tentam apagá-la, mas não o conseguem (Jo 1,1-5). João Batista veio para ajudar o povo a descobrir esta presença luminosa da Palavra de Deus na vida. O testemunho dele foi tão importante, que muita gente chegou a pensar que ele fosse o Cristo (Messias)! (At 19,3; Jo 1,20).  Por isso, o Prólogo esclarece, dizendo: “João não era a luz! Veio apenas para dar testemunho da luz!”

Ler atentamente, na Bíblia, o texto: João 1, 6-8. 19-28

Refletindo a Palavra

1- Qual o ponto que mais chamou a minha atenção na atitude de João Batista?

2- O que João afirma sobre o batismo? Como o batismo de João se distingue do batismo de Jesus?

3- Por que será que Jesus falou: João é o maior, mas o menor no Reino é maior do que ele (Mt 11,11)?

4- Como tudo isto pode ajudar-nos na preparação para a festa de Natal?

Oração

Senhor Jesus, agradecemos a sua palavra que nos fez ver melhor a vontade do Pai. Que nós, como Maria, sua Mãe, não devamos apenas escutar, mas também praticar a Palavra. Amém!

Bênção

O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz!

(Nm 6,24-27)

3º CÍRCULO (Lucas 1, 26-38)

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! ”

(Lucas 1,28)

Chave de leitura

O anúncio do anjo a Maria e o diálogo entre eles enfatiza a iniciativa de Deus na encarnação do Verbo. Maria é apresentada como aquela que escuta, confia plenamente na realização da vontade de Deus.

Ler atentamente, na Bíblia, o texto: Lucas 1, 26-38

Refletindo a Palavra

1. Como tenho acolhido os “anúncios” de Deus na minha vida? Respondo com fé e disponibilidade?

1. Os meus dons ajudam a enriquecer a comunidade?   Estou sempre pronto (a) a servir?

Oração

Pai Santo, fazer a nossa fé parecida com a de Maria! Ela nos ensina humildade, discrição e silêncio, mas também a força da opção pelo Teu Reino, a coragem de aceitar mesmo fatos que não compreendia. Nós Te pedimos, Pai amado, pelo Cristo Jesus, filho de Maria, que contigo reina na união do Espírito Santo. Amém!

Bênção

A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar, a bênção do Filho, nascido de Maria, a bênção do Espírito Santo de amor, que cuidam  com carinho, qual mãe cuida da gente, esteja sobre todos nós. Amém!

4º CÍRCULO (Lucas 2,22-40)

”Pai, dá-me a graça de ser piedoso e justo como as pessoas envolvidas no mistério da encarnação de teu Filho Jesus”.

Chave de leitura

Deus está sempre vindo ao nosso encontro, mas precisamos estar abertos à sua presença, precisamos querer vê-lo. Simeão e Ana queriam ver o Messias e estavam abertos à ação do Espírito Santo. Por isso, tiveram a oportunidade de reconhecer o salvador da humanidade naquele menino que, juntamente com tantos outros de sua época, eram apresentados em cumprimento da Lei do Senhor.

Ler atentamente, na Bíblia, o texto: Lucas – 2,22-40

Refletindo a Palavra

1. Quem são os personagens que aparecem no texto?
  2. O que Simeão fala a respeito do Menino? O que ele comunica a Maria?
  3. Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Oração

Pai, a exemplo de Simeão e de Ana, faze-me penetrar no mais profundo do mistério de teu Filho Jesus, e torna-me proclamador da salvação presente na nossa história.

(Nm 6,24-27)