Dom Aldemiro sendo recebido em Guarabira por Zenóbio e família, em sua posse em fevereiro de 2018.

A Diocese de Guarabira, na pessoa do seu bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena dos Santos, vem publicamente externar votos de pesar pelo falecimento de Zenóbio Toscano de Oliveira.

O prefeito licenciado de Guarabira, Zenóbio Toscano, morreu neste domingo (14) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Ele também havia sido infectado pelo novo coronavírus.

Parceiro de vários projetos sociais e administrativos desta Diocese, Zenóbio Toscano deixa enorme lacuna entre nós. Seus gestos de atenção e respeito para com esta Igreja particular, desde o pastoreio do saudoso e amado Dom Marcelo Pinto Carvalheira até os dias de hoje com Dom Aldemiro Sena dos Santos, ficarão eternizados. Recentemente, em dezembro de 2017, Zenóbio e família, fizeram questão de participar da ordenação episcopal de Dom Aldemiro em Ilhéus (BA), assim como não poupou esforços para recebe-lo em Guarabira em fevereiro de 2018.

Uma de suas maiores marcas, ao lado da sua esposa Lea Toscano, foi a idealização e construção do Memorial Frei Damião em Guarabira. Equipamento que foi repassado para os cuidados de nossa Diocese.

Crentes que somos na vida eterna, rogamos a Deus que a luz perpétua o ilumine!

No interior da Catedral de Guarabira, Zenóbio e Léa Toscano, pedindo as bençãos do novo bispo diocesano, em 2018.

Perfil – Zenóbio Toscano nasceu em 4 de setembro, no município de Ingá, na Paraíba. Era formado em engenharia e casado com a ex-deputada estadual Léa Toscano com quem teve quatro filhos.

Na política, Zenóbio começou a vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba. Em 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual.

Em 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado. Em 2002 é eleito para seu quarto mandato como deputado estadual na Paraíba. Em 2006 é novamente o deputado mais votado do Estado. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.

Em de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira. Em 2016 foi reeleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2017-2020, tendo que se afastar das funções após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).

PASCOM – Pastoral da Comunicação

COMPARTILHAR