Neste domingo (17), o bispo diocesano de Guarabira, Dom Aldemiro Sena dos Santos, presidiu a celebração eucarística na Catedral Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Na oportunidade, ao lado do padre Kleber Rodrigues – administrador paroquial -, refletiu a liturgia deste VI Domingo da Páscoa.

O bispo lembrou que a Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: – A Ascensão: com o discurso da Despedida. – O Pentecostes: com a promessa do Espírito Santo… e a Imposição das mãos dos apóstolos. A Liturgia nos mostra que Deus está presente na sua Igreja, pelo Espírito Santo, mesmo depois da volta de Jesus ao Pai.

Dom Aldemiro destacou em sua homilia que a Comunidade cristã será então a presença de Deus no mundo: Ela e cada membro dela se converterão em Morada de Deus, o espaço onde Deus vem ao encontro dos homens. Na Comunidade dos discípulos e através dela, realiza-se a ação salvadora de Deus no mundo. Pouco antes, Jesus resumira toda a Lei e os Profetas em “Amar a Deus e ao próximo como ele nos amou”.

O bispo concluiu reforçando que Jesus promete aos discípulos o envio de um “defensor”, de um “intercessor”, que irá animar a comunidade cristã e conduzi-la ao longo da sua história. A Comunidade cristã, identificada com Jesus e com o Pai, animada pelo Espírito, é o “Templo de Deus”, o lugar onde Deus habita no meio dos homens.

PASCOM – Pastoral da Comunicação