Neste domingo (28), Solenidade de São Pedro e São Paulo, o bispo diocesano de Guarabira, Dom Aldemiro Sena dos Santos, presidiu a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Foi a primeira celebração eucarística com a presença do povo, desde o início da pandemia do novo coronavírus. A participação dos fiéis está reduzida em 30% da capacidade das igrejas, conforme as orientações das autoridades sanitárias e o decreto diocesano em vigor.

Em sua homilia, Dom Aldemiro lembrou que Pedro e Paulo, os dois personificaram a identidade da Igreja, como discípulo e missionário. As Leituras bíblicas deste domingo falam desses dois grandes apóstolos: Na 1ª Leitura, aparece Pedro preso pelas autoridades… para agradar os judeus… com data marcada para morrer (At 12,1-11). Na 2ª Leitura, Paulo (também preso, prestes a morrer, ano 67), escreve um Testamento espiritual de sua vida a serviço do Evangelho, um caminho a ser seguido por todos os cristãos… “Estou pronto… chegou a minha hora… combati o bom combate… terminei a corrida… conservei a fé… E agora aguardo o prêmio dos justos. O Senhor esteve comigo… a ele GLÓRIA…” (2Tm 4,6-8.17-18)

No Evangelho, Cristo confere a Pedro o primado sobre a Igreja. (Mt 16,13-19). “Pedro, és a Rocha (pedra) sobre a qual edificarei a minha Igreja”. Essa “Rocha” é a fé que Pedro e a comunidade dos discípulos professaram: A fé em Jesus como Messias, Filho de Deus vivo. O bispo ressaltou o Catecismo da Igreja Católica (CCIC 109): “Pedro recebe ‘as chaves do Reino’ e ocupa o primeiro lugar, com a missão de guardar a fé na sua integridade e de confirmar os seus irmãos”.

Por fim, Dom Aldemiro lembrou que neste dia reza-se pelo Santo Padre o Papa. “Hoje o Papa continua a Missão de Pedro e o Testemunho de Paulo, com fidelidade e zelo, como pastor e guia. Gratidão ao Senhor pela presença e pela vida do Papa Francisco. A Igreja vive outros tempos com o carisma e testemunho deste simples homem que abraça a todos no seguimento a Jesus, humilde e pobre”, finalizou.

Click aqui e assista como foi a celebração! 

PASCOM – Pastoral da Comunicação