A Arquidiocese de Maceió (AL) sediou a XXI Assembleia Ordinária do COMIRE NE2 – Conselho Missionário do Regional Nordeste 2, de 28 de fevereiro a 01 de março, no Recanto do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Serraria em Maceió. O tema da Assembleia é Comunidades Eclesiais Missionárias: a Igreja em estado permanente de missão!

A Diocese de Guarabira esteve representada por Ir. Neves (coordenadora do COMIDI), Everaldo (Coordenador da Escola Missionária Pe. José Comblain) e Leonardo Sousa (Coordenador Estadual da IAM). Sob a assessoria da Missionária Comboniana Ir. Sandra Regina, foram estudados os documentos: As Novas Diretrizes Nacionais para a Evangelização e o Programa Missionário Nacional 2019-2023. O Pe. João Bosco, coordenador de pastoral da Diocese de Guarabira, também participou.

A assembléia contou com a orientação do Pe. Edvaldo Brito (coordenador do COMIRE) e do bispo referencial da Missão no regional, Dom Aldemiro Sena dos Santos. Esse ano, a assembleia aconteceu com teor eletivo, na qual foi renovada a equipe executiva do Conselho Missionário Regional apresentando o Pe. Miquéias da província do Rio Grande do Norte para a função de novo coordenador do COMIRE. Se receber a aprovação do seu bispo provincial o padre assumirá p conselho por um período de 5 anos.

Na ocasião foram encaminhadas orientações para a animação missionária em todas as províncias do Regional.

Em sintonia com as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a CNBB lançou a publicação do Programa Missionário Nacional, resultado do processo de reflexão iniciado pela equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA), em agosto de 2017, e assumido pela Igreja do Brasil durante a Assembleia Geral dos Bispos, em maio de 2019. Este Programa foi aprofundado neste evento.

Dom Aldemiro Sena dos Santos, bispo diocesano de Guarabira, bispo referencial do regional NE2 para as missões, acompanhou a Assembleia e celebrou a Santa Missa com os participantes. Para Dom Aldemiro o Programa Missionário Nacional quer ser uma ponte de integração, com o objetivo de contribuir para que a missão seja, de fato, parte integrante da vida do cristão católico e dos organismos eclesiais.

PASCOM – Pastoral da Comunicação
Fotos: Luciana Padilha / Maceió