Na próxima sexta-feira, 19 de março, a Diocese de Guarabira lançará seu podcast semanal, que tem como objetivo aproximar-se ainda mais dos fiéis da comunidade diocesana, levando-lhes informações sobre nossa Igreja Particular, como também, acerca de temas importantes que envolvem a Igreja Católica no mundo. Um podcast corresponde a uma mídia digital para ser ouvida, similar aos programas de rádio, porém, estando disponíveis em sites e portais de streaming, o ouvinte pode acessá-la quando desejar. Por meio dele, para transmitir a voz da Igreja, nossa diocese constrói novo canal de comunicação em tempo oportuno, seja pelo estado de pandemia, seja pela necessidade de circular informações pautadas na verdade, tão necessárias em contexto de fake news.O podcast da Diocese de Guarabira foi intitulado Nossa LuzDiocese em podcast. O título nasce em homenagem à Virgem Maria, através da devoção a Nossa Senhora da Luz, que corresponde à padroeira não apenas de Guarabira, mas de toda a diocese em sua circunscrição eclesiástica, compreendendo 32 cidades. Daí também se explica o uso do pronome “Nossa”, ressaltando que a Mãe da Luz é mãe de todas paróquias, áreas pastorais e comunidades. “Luz” faz referência a Jesus Cristo, que declarou “Eu sou a luz do mundo, quem me segue, não andará nas trevas” (Jo 8,12), não obstante, “luz” faz referência à verdade e à informação.

Na apresentação visual do podcast, ou seja, na sua marca, podemos contemplar o título nas cores azul, laranja e amarelo, que correspondem às cores do brasão da nossa diocese. À direita, visualizamos o microfone, característico do rádio e de podcasts em geral, dele ondas sonoras reverberam aludindo ao som, que é a essência dessa mídia. Nesse microfone consta uma vela, simbolismo da luz que ilumina a todos, rememorando as figuras de Maria e Jesus e o conhecimento. Faíscas emanam da vela, significando que o fogo não se restringe a ela somente, isto é, a chama alcança novos espaços numa tendência a espalhar-se, assim como a informação se difunde, sendo levada de pessoa a pessoa.

O episódio inaugural vem, justamente, reconhecer o papel basilar que a comunicação desempenha na Igreja, em especial no atual contexto pandêmico. Acerca dessa temática o podcast traz a fala do nosso Bispo Diocesano, Dom Aldemiro Sena, e do nosso coordenador da Pastoral da Comunicação (PASCOM), Pe. Felipe Xavier, através da mediação do jornalista Wanndson Moura. O podcast, gravado na Cúria Diocesana em Guarabira, foi idealizado, produzido e editado pela coordenação diocesana da PASCOM que, além do Pe. Felipe e Wanndson, conta com João Vitor Bezerra, Monalisa Souza e Rubens Bezerra – designer responsável pela criação da nossa identidade visual.

O lançamento do Podcast ocorrerá em 19 de março, amanhã, em virtude da Solenidade de São José, Padroeiro e Patrono da Igreja Católica, como forma de honrá-lo e homenageá-lo no ano que lhe é dedicado. Assim, estará disponível aqui, no site da Diocese, como também, nas plataformas Spotify e Deezer. Usuários Android podem acessá-lo por meio do Google Podcasts, já usuários IOS podem ouvi-lo por meio do aplicativo Podcast.

Nossa Luz – Diocese em podcast nasce com o desejo de evangelizar e de anunciar a Boa Nova, trazendo a notícia, a informação e a oração para o cotidiano dos fiéis. Faz-se necessário que a comunidade diocesana abrace essa nova mídia, assumindo a missão que nos foi incumbida pelo próprio Cristo Jesus: “anunciar o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16,15).

Por: Pastoral da Comunicação Diocesana – PASCOM