O bispo diocesano de Guarabira, dom Aldemiro Sena dos Santos, presidiu na manhã deste domingo (13), na Catedral Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, a Santa Missa – que oportunamente foi dedicado ao 26º Grito dos Excluídos. A celebração contou a com presença dos agentes das pastorais sociais e com a reflexão do padre Bosco – coordenador diocesano de pastoral. Durante a Missa, nas preces, ofertório e encerramento, os agentes realizaram exposição dos gritos atuais da sociedade, destacando a solidariedade com as famílias enlutadas pela Covid-19.

Para o bispo diocesano, o principal objetivo do Grito dos Excluídos é denunciar todas as formas de exclusão e as causas profundas que levam o povo a viver em condições de vida precárias. Cada vez mais, as entidades e movimentos de defesa e promoção de direitos vêm investindo na atividade como forma de denunciar o modelo de desenvolvimento e crescimento econômico que resulta em desigualdade social, miséria, violência e devastação ambiental. A proposta não só questiona os padrões de independência do povo brasileiro, mas ajuda na reflexão para um Brasil que se quer cada vez melhor e mais justo para todos os cidadãos e cidadãs.

“O 26º Grito dos Excluídos e Excluídas quer ressoar em nossas mentes e em nossos corações o compromisso de que precisamos estar atentos e atentas para percebermos os sinais que nos impõem os tempos atuais, marcados pela pandemia que escancara a triste situação de como vive a maioria da população brasileira, sem terra (território), sem teto e sem trabalho, sem saúde, sem educação e sem alimento. Portanto sendo arrancada sua dignidade”, lembrou dom Aldemiro.

O tema desta edição é “Vida em primeiro lugar” e o lema é “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação!”

PASCOM – Pastoral da Comunicação