Dúvidas sobre a Quaresma:

Se você já foi curioso ao ponto de contar no calendário a quantidade de dias da Quarta-Feira de Cinzas até à Páscoa para ver se dava 40 dias, mas se surpreendeu porque passava de quarenta… Não se desespere! Vamos te explicar:

1️⃣ Qual o início e o fim da Quaresma?

A Quaresma inicia-se na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, ela não termina na Sexta-Feira Santa nem na Páscoa do Senhor, exclui-se os domingos na contagem, porque é sempre um Dia de festa. Neste dia também somos dispensados do Jejum e da penitência, mesmo na Quaresma.

2️⃣ Mas por que razão 40 dias?

A Igreja herdou das Sagradas Escrituras o motivo de fazer 40 dias de penitência e jejum. Em poucas palavras, podemos dizer que o número 40 indica um tempo necessário de preparação da pessoa que se dispõe a jejuar para se preparar para algo novo que vai acontecer.

Primeiramente, Jesus, antes de iniciar a sua vida pública passou 40 dias no deserto em jejum e oração, enfraquecendo a carne, mas alimentando o seu espírito. O deserto para os judeus, era o lugar solitário onde os “homens de Deus” viviam em penitência e falavam com Deus. No deserto, Satanás tentou o Filho de Deus como faz com todos os homens, oferecendo-lhe riquezas, fama e poder. Jesus como tinha jejuado, conseguiu resistir o Diabo e não cedeu à tentação. Desta mesma forma, a Igreja pede que todos os católicos façam o jejum de Quaresma de forma a fortificar nosso espírito.

• Mas outros acontecimentos bíblicos também podem nos inspirar, como o Profeta Jonas. Este Profeta é famoso por ter passado três dias dentro do estômago de uma baleia. Mas o seu maior triunfo foi ter pregado na grande cidade de Nínive, convocado os seus habitantes a se arrependem e implorarem o perdão e a misericórdia de Deus.

• Durante 40 dias o Povo de Nínive fez jejum e penitência e foram salvos da destruição (Jonas 3, 1-10). Também o Povo de Israel passou 40 anos vagando pelo deserto, esperando para entrar na Terra Prometida. Neste tempo, todo o Povo foi “peneirado”, de modo que somente aqueles que creram nas promessas de Deus permaneceram vivos para entrar na Terra Prometida.

Aqui estão cinco pontos que todo católico deve saber sobre a Quaresma:

1. Oração, mortificação e caridade: as três práticas quaresmais

A oração é uma condição indispensável para o encontro com Deus. Na oração, o cristão entra em diálogo íntimo com o Senhor, deixa que a graça entre em seu coração e, como Maria, abre-se para a oração do Espírito cooperando com ela em sua resposta livre e generosa (ver Lc 1,38).

A mortificação se realiza cotidianamente e sem a necessidade de fazer grandes sacrifícios. Com ela, são oferecidos a Cristo aqueles momentos que geram desânimo no transcorrer do dia e se aceita com humildade, gozo e alegria, todas as diversidades que chegam.

Da mesma forma, saber renunciar a certas coisas legítimas ajuda a viver o desapego e desprendimento. Dentro dessa prática quaresmal, estão o jejum e a abstinência que serão explicados mais adiante.

A caridade é necessária como refere São Leão Magno: “Se desejamos chegar à Páscoa santificados em nosso ser, devemos pôr um interesse especialíssimo na aquisição desta virtude, que contém em si as demais e cobre multidão de pecados”.

Sobre esta prática, São João Paulo II explica que este chamado a dar “está enraizado no mais profundo do coração humano: toda pessoa sente o desejo de colocar-se em contato com os outros e se realiza plenamente quando se dá livremente aos demais”.

2. O jejum e a abstinência

O jejum consiste em fazer uma refeição forte por dia, enquanto a abstinência consiste em não comer carne. Com ambos os sacrifícios, reconhecemos a necessidade de fazer obras para reparar o dano causado por nossos pecados e para o bem da Igreja.

Além disso, de forma voluntária, deixam-se de lado necessidades terrenas e se redescobre a necessidade da vida do céu. “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4,4).

O jejum não proíbe de tomar um pouco de alimento na parte da manhã e à noite. É obrigatório dos 18 aos 59 anos.

Por outro lado, a abstinência, embora proíba o consumo de carne, não é o caso de ovos, leite e qualquer condimento feito a partir de gorduras animais. O jejum é obrigatório a partir de 14 anos de idade.

3. A Quaresma começa com a Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa

Na Quarta-feira de Cinzas começam os 40 dias de preparação para a Páscoa. Após a Missa, o sacerdote abençoa e impõe as cinzas feitas de ramos de oliveira abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Estas são impostas fazendo o sinal da cruz na testa e dizendo as palavras bíblicas: “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Desta forma, a cinza é um sinal de humildade e recorda ao cristão sua origem e seu fim.

A Quaresma termina na Quinta-feira Santa. Nesse dia, a Igreja recorda a Última Ceia do Senhor, quando Jesus de Nazaré compartilhou a refeição pela última vez com seus apóstolos antes de ser crucificado na Sexta-feira Santa.

4. A duração da Quaresma está baseada na simbologia do número 40 na Bíblia

Os 40 dias da Quaresma representam o mesmo número de dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, os quarenta dias do dilúvio, os quarenta dias da marcha do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias de Moisés e Elias na montanha e os 400 anos que durou a estadia dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provas e dificuldades.

5. Na Quaresma, a cor litúrgica é o roxo

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, penitência, conversão espiritual; tempo para preparar o mistério pascal.

Santa Igreja Católica/ACI