Na noite do último dia 10 de outubro, dia em que a Igreja beatificou Carlo Acutis, a Província da Paraíba realizou o Dia Nacional da Juventude 2020 – DNJ – através de uma grande live transmitida da Comunidade Católica Consolação Misericordiosa, em João Pessoa, para toda a juventude paraibana. Este evento reuniu jovens e padres da Arquidiocese da Paraíba e das dioceses de Cajazeiras, Campina Grande, Patos e Guarabira, os quais refletiram acerca da juventude à luz do tema Cristo vive e do episódio bíblico no qual Cristo Ressuscitado acompanha dois de seus discípulos no caminho para Emaús.

Nesse encontro, ocorreram momentos de louvor, oração e adoração. Além disso, houve um bate-papo entre os padres coordenadores do Setor Juventude das referidas dioceses, Pe. Eunildo Filho, Pe. Rodolfo Lucena, Pe. Rodolfo, Pe. Evandro Correia e Pe. Felipe Xavier. Nesse diálogo, marcado pela interação entre os jovens e os sacerdotes, discutiu-se sobre o discernimento vocacional, uma etapa decisiva na vida de cada jovem; o engajamento pastoral da juventude na missão da Igreja; o exemplo da Virgem Maria como modelo a ser seguido.
Eventos como o DNJ 2020 ressaltam a importância do protagonismo jovem e vivificam o sim dado pela juventude que se abre ao chamado divino. Tal chamado ecoa do Antigo ao Novo Testamento, chegando ao século XXI com o mesmo vigor, característica que é proveniente do Espírito Santo. Na exortação apostólica Cristo Vive, o Papa Francisco ressalta que o Senhor amplia os horizontes do jovem que se deixa estimular por Ele, fazendo de sua juventude o agora do próprio Deus. O Senhor chamou e continua a chamar jovens!

O último dia 10 é simbólico não apenas para a juventude provincial tendo em vista o DNJ 2020, mas para os jovens do mundo inteiro que, no atual contexto, contemplaram a beatificação de Carlo Acutis, jovem apaixonado pelo Senhor. Na sua ação enamorada, o Beato Carlo soube compreender e amar a Eucaristia, reconhecendo o Cristo Vivo, o Senhor Ressuscitado, na fração do pão. Assim como os discípulos de Emaús caminharam com Jesus, a nossa juventude deve percorrer a sua estrada, tendo a certeza da amizade e da companhia constante de Jesus Cristo.

Por: Pastoral da Juventude Diocesana.