O ouro é um bom investimento durante uma recessão?

Dado que o ouro tem mostrado historicamente uma baixa correlação com outros tipos de ativos de investimento, muitos investidores incluem ouro nas suas carteiras como uma proteção contra potenciais recessões económicas. Os preços do ouro geralmente aumentam quando os rendimentos dos títulos diminuem. Embora possa haver benefícios em investir em ouro num ambiente de recessão, a sua eficácia durante uma recessão ou qualquer outra fase do ciclo económico dependerá de como se enquadra na sua estratégia global de investimento.

Como Investir em Ouro na Bolsa: Instituições Confiáveis

Os grandes investidores que pretendam ter exposição direta ao preço do ouro podem preferir investir em ouro diretamente através de barras de ouro. Também existe um nível de conforto em possuir um bem físico em vez de simplesmente um pedaço de papel. A desvantagem é o ligeiro acréscimo ao valor do ouro pago na compra inicial, bem como os custos de armazenamento.

Para investidores um pouco mais agressivos, futuros e opções certamente resolverão o problema. Mas que o comprador tenha cuidado: estes investimentos são derivados do preço do ouro e podem sofrer movimentos bruscos para cima e para baixo, especialmente quando feitos com margem. Por outro lado, os futuros são provavelmente a forma mais eficiente de investir em ouro, exceto pelo facto de os contratos terem de ser renovados periodicamente à medida que expiram.